quinta-feira, 24 de maio de 2012

Infância em Santarém é debatida em audiência pública


Educadores infantis participaram hoje (24), da audiência pública “Infância em Santarém” na Câmara de vereadores. O evento faz parte da Semana da Ação Mundial da Educação Infantil e Semana do Bebê, coordenado pela Secretaria Municipal de Educação e Desporto (SEMED) e pela Comissão Pró-Selo Unicef.
Durante a audiência, a Coordenadora da Divisão de Educação Infantil da SEMED, Socorro Bendelack explicou que a Campanha Nacional pelo Direito à Educação Infantil já é um marco desde 2001 em mais de 100 países. “Santarém é um pólo que abrange um significativo número de crianças atendidas em creches e pré-escolas, e por isso a importância da participação do município nesse momento de reflexão e luta pelos direitos das nossas crianças”, destacou.


A Coordenadora foi mais além e falou de alguns avanços na área educacional prestados pelo Governo Cidade da Gente em pouco mais de 7 anos, como a aprovação do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração do Magistério, as formações continuadas, a construção de um Centro de Educação Infantil e a organização de turmas integradas no campo.
Para a Coordenadora do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDCA), Lília Tícia, o trabalho desenvolvido pela entidade é primordial. “O Conselho fiscaliza as ações implementadas pelo poder público nesta área. Dessa forma, fica mais fácil captar recursos e aplica-los no desenvolvimento das ações voltadas aos meninos e meninas do nosso município”, afirmou.
O evento também contou com apresentação do coral da Escola Magalhães Barata e do teatro da Unidade Municipal de Educação Infantil (UMEI) do Aeroporto Velho.
Participaram da audiência, os vereadores Carlos Jaime, Emir Aguiar e Rogério Cebulisk; a presidente da Comissão Pró-Selo UNICEF/Santarém, Alessandra Miranda; a Conselheira Tutelar, Antônia Padilha, além de representantes da UFOPA.

Programação - Amanhã (25), será o dia “D” da Infância em Santarém. Serão realizadas, em diferentes espaços, atividades simultâneas voltadas ao respeito dos direitos da criança e do adolescente, sendo:
- A partir das 8h: Atividades diversas nas Unidades de Educação Infantil – UMEIs e na Pastoral do Menor Trabalhador; palestra sobre “A Educação Ambiental e Sustentabilidade no Ambiente Escolar”, no Amazônia Boulevard Hotel; Atividades nas Obras sociais e educacionais da Igreja de Deus no Brasil - A Mão Cooperadora;
- 9h: Formação Continuada para Professores da Educação infantil na Creche Seara; e atividades diversas no Centro de Referência da Criança;
- 14h às 16h: Palestra sobre “Saúde da Criança”, na APAE de Santarém.


Divicom|PMS