sexta-feira, 11 de maio de 2012

Coleta de lixo é esclarecida em visitas domiciliares


A Clean, empresa contratada pela Prefeitura de Santarém para realizar serviços de limpeza pública no município, realiza ações rotineiras de educação e conscientização ambiental com a população. Colaboradores visitam bairros da cidade e em cada residência orientam moradores sobre horários e locais adequados de coleta de lixo. O Coordenador Ambiental da empresa, José Palheta, esclarece que a ação é importante para que a população colabore para a execução de um serviço de coleta mais eficiente.
No último dia 25 de abril, a empresa apresentou à Prefeitura de Santarém quatro novos caminhões de coleta de lixo e também sua nova padronização. Durante o evento, o Secretário Municipal de Infraestrutura, Inácio Corrêa, enfatizou que mesmo com os avanços no serviço, ainda são muitos os problemas decorrentes, principalmente, da falta de atenção de algumas pessoas. “Muita gente coloca o lixo doméstico em horários inadequados. O resultado é que, animais como cachorros e urubus espalham os resíduos antes da coleta e as ruas ficam sujas. Precisamos que a população colabore conosco colocando o lixo em frente às suas residências só no horário em que ele for coletado”, esclareceu Inácio Corrêa.
A coleta regular de lixo doméstico em Santarém é executada por seis caminhões que atuam dia e noite. As rotas atendem 100% da zona urbana, algumas diariamente e as demais em dias alternados. Determinadas comunidades fora da zona urbana também são contempladas, como Alter do Chão e comunidades do eixo forte, às margens da Rodovia Everaldo Martins (Cucurunã, São Brás, São Pedro, Caranazal, Vila Nova, Ponta de Pedras e outras); Mojuí dos Campos e demais comunidades ao longo da BR 163 (Cipoal, São José, Tabocal, Boa Fé e outras) e comunidades às margens da Rodovia Santarém Curuá-Una (Tipizal, Jacamim, Mararu, Perema, Boa Esperança e outras).

Terraplenagem - Nesta quinta-feira (10), a Secretaria Municipal de Infraestrutura (SEMINF) realiza reparos, através de terraplenagem, na Rua Seis, bairro Elcione Barbalho. Outra frente de trabalho está no Bairro Livramento, onde são executadas melhorias em um trecho da Avenida Muiraquitã, próximo ao cruzamento com a Avenida Dom Frederico Costa.
Outro grupo de maquinários e servidores da SEMINF segue no bairro Jardim Santarém melhorando a trafegabilidade das vias por onde passa a linha de ônibus. Nesta quinta-feira os trabalhos também continuam na Rua Sorriso de Maria. A SEMINF executa ainda, manutenção asfáltica nas Ruas João XXIII e Silvério Sirotheau.



Pontes no Centro Comercial - A equipe de obras da Secretaria Municipal de Infraestrutura (SEMINF) segue com a montagem de passarelas e pontes de madeira na área central de Santarém. As estruturas irão auxiliar na locomoção de consumidores e comerciantes, uma vez que algumas áreas da orla e centro comercial da cidade foram invadidas pela água.
A Prefeitura de Santarém, por meio da SEMINF, espera que a medida ajude a manter o fluxo de pessoas nas lojas do comércio e desta forma, os comerciantes não sintam tantos prejuízos por conta dos transtornos causados pela enchente dos rios que banham a cidade, Amazonas e Tapajós.




Divicom|PMS