quarta-feira, 9 de maio de 2012

Instalada mais uma bomba na Avenida Tapajós


Devido o aumento do nível das águas dos rios que banham a cidade - Amazonas e Tapajós - a Prefeitura de Santarém, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura (SEMINF), instalou mais uma bomba na principal via da frente da cidade, a Avenida Tapajós. O equipamento foi colocado esta tarde no cruzamento com a Travessa 15 de Agosto. É a sétima bomba instalada pelo poder público municipal, sendo que, além desta última, há duas ao lado do Mercado Municipal, três em cima do cais, entre as travessas Visconde do Rio Branco e Padre João e uma ao lado da quadra do Mascotinho.
“Esta é uma ação paliativa. Com a instalação de mais uma bomba é esperado que a situação seja amenizada”, declarou o titular da SEMINF, Inácio Correa.
No local mais baixo da via, próximo ao Mercado Municipal, as bombas surtiram efeito imediato e aliadas ao fechamento das galerias, foi possível reduzir a quantidade de água nesse trecho da Avenida. Porém, com a subida dos rios, o trecho mais alto da Avenida Tapajós, entre a Praça da Matriz e a Praça do Pescador, também já está comprometido.
A Secretaria Municipal de Infraestrutura (SEMINF) planeja instalar mais uma bomba nos próximos dias em outro ponto da Avenida Tapajós. Além disso, mais passarelas e pontes de madeira foram colocadas no centro da cidade.
De acordo com a medição feita pela Defesa Civil Municipal, o nível do Rio Tapajós está em 8 metros, sendo que no mesmo período de 2009 (ano da maior enchente da região) estava em 8,18 metros.


Divicom|PMS