segunda-feira, 7 de maio de 2012

PAC em Santarém avança com construção de casas


As obras de habitação do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) nos bairros Uruará e Mapiri seguem em ritmo normal, mesmo com as intensas chuvas deste período. Atualmente é finalizada a construção do grupo de casas que começou a ser erguido no final do ano passado. Nesta semana iniciou a base para arruamento da área onde são construídas as residências no bairro Uruará. A infraestrutura urbana com pavimentação das vias e rede de água, esgoto e energia, é necessária para que as casas sejam entregues aos beneficiários do Programa.
São 65 moradias no Uruará, localizadas em um terreno no final da Rua Uruará, e 39 no Mapiri, ao lado de onde é construída a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). As casas já foram cobertas e recebem acabamento e revestimento interno e externo das paredes. Há ainda 46 casas em outra área do Uruará que começaram a ser levantadas em 2009 e foram invadidas antes de serem concluídas. Os ocupantes das residências já foram notificados e a construção das mesmas deve ser finalizada. Ao final das obras do PAC em Santarém serão entregue 653 casas sendo 325 no Uruará e 328 no Mapiri.
As casas ficam em áreas aterradas que antes eram invadidas pelo rio. No local, as pessoas viviam em situação de risco. Para que a obra prosseguisse, 205 famílias foram remanejadas e incluídas no aluguel social, que é um benefício previsto no orçamento geral das obras do PAC por meio do qual a pessoa recebe dinheiro para aluguel de residências em áreas seguras até que as casas do Programa fiquem prontas.

Esgotamento sanitário - Outro projeto executado em Santarém através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) é para a construção de Rede e Estação de Tratamento de Esgoto nos bairros Mapiri e Uruará. A concretagem dos tanques de tratamento já foi concluída e é aguardada a montagem dos equipamentos do reator UBOX, que já estão em Santarém. Atualmente, a empresa responsável pelas obras está trabalhando na Estação Elevatória, que é a estrutura que irá bombear o esgoto para o tanque de tratamento.
A Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Mapiri terá capacidade para receber dejetos produzidos por 50 mil habitantes. A rede irá beneficiar moradores dos bairros Mapiri, Jardim Santarém, Aeroporto Velho, Caranazal e Aparecida. A ETE do Uruará terá capacidade para tratar esgoto produzido por 25 mil habitantes.


Divicom|PMS